INTRODUÇÃO

O Código de ética da Primex Tech passa a ser instituído e seu conteúdo deve ser observado por todos os colaboradores da empresa.

A Primex acredita que o compromisso ético é a somatória da conduta de cada um de seus colaboradores. Por isso, é importante que você leia atentamente as informações contidas neste código, pois elas ajudarão nas suas iniciativas e decisões.

Nas próximas páginas você encontrará direcionamentos que refletem o nosso jeito de ser e o posicionamento que temos perante aos públicos envolvidos no nosso negócio. Trata-se de um ótimo instrumento que faz valer ainda mais um dos nossos valores: “Integridade”. 

 

Este documento procura introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pela empresa com os seus mais diferentes públicos. Com esse código, temos o objetivo de contribuir para a criação de relacionamentos, buscando a criação de resultados diferenciados para a sociedade.

Este documento é referência não só para a empresa e seus colaboradores como também para outros públicos com os quais nos relacionamos. São esses diferentes públicos envolvidos no nosso negócio que, ao fazerem suas escolhas cotidianas e agirem de acordo com elas, ratificam uma conduta ética que esperamos que seja capaz de assegurar relações significativas, sustentáveis e compatíveis com os interesses e as aspirações mais legítimas dos envolvidos e da sociedade.

Não se espera que este documento contemple todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, mas sim defina princípios básicos que deverão nortear nossa conduta. Todos os administradores e funcionários deverão se conduzir pelos princípios estabelecidos neste código.

O código está organizado em três segmentos:

Missão e valores corporativos da Primex. São eles os responsáveis pela definição de nossa identidade, do nosso jeito de ser e agir. Ao expressá-los em nossas iniciativas e relações cotidianas estamos contribuindo para a criação de valor em nossos relacionamentos.

Aspectos primordiais de conduta. Esses aspectos são fundamentais para nosso negócio e devem ser observados por todos os colaboradores.

Aspectos relevantes de conduta por público. Consideram as características próprias da relação da empresa com cada público com o qual nos relacionamos.

 O Código de Ética considera os seguintes públicos:

Associações de Classe, Bancos, Clientes, Comunidade e Sociedade, Concorrentes, Fornecedores, Governo Imprensa e Público interno.

Finalmente, cabe mencionar que um código desta natureza, que trata da ética nas relações, só pode ser legitimado nas próprias relações. Prevemos que a aplicação constante e sem exceções do que o Código de Ética preconiza, seja uma oportunidade para que o assunto se mantenha presente em nosso cotidiano, aperfeiçoando, portanto, nossas relações com todos os públicos considerados pelo Código. 

 

III.  MISSÃO E VALORES  

Missão:

Prover serviços, produtos e soluções em Tecnologia da Informação com alta qualidade, sempre buscando evolução e melhoria contínua, constituindo relacionamento com nossos colaboradores, clientes, parceiros e a sociedade organizada de maneira, Saudável, Ética, Responsável, Verdadeira, Mutuamente boa e Duradoura

 

Valores:

Liderança, Trabalho em Equipe, Compromisso com o Cliente, Desempenho, Integridade e Inovação.  

 

III.  ASPECTOS PRIMORDIAIS DE CONDUTA

A Primex e todos os seus colaboradores comprometem-se a seguir os seguintes direcionamentos de conduta em todas as suas relações:  

Assédio, discriminação e preconceito:

A Primex é contra qualquer tipo de discriminação – por sexo, cor, raça, etnia, deficiência, orientação sexual, religião, origem, estado civil, idade ou qualquer outra característica pessoal. Estimulamos a valorização da diversidade com o objetivo de incluir todos os segmentos da sociedade brasileira.

 

A empresa também é contra qualquer forma de intimidação ou assédio sexual, moral, religioso, político ou organizacional. Dessa forma, nosso foco é incentivar ambientes de trabalho que promovam a realização pessoal e ofereçam perspectivas de desenvolvimento humano e profissional. 

Combate à pornografia infantil:

A Primex é contra qualquer forma de discriminação, violência ou atentado aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e a quem produz, reproduz, ou registra, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. O mesmo vale para quem agencia, facilita, recruta, coage ou intermedeia a participação de criança ou adolescente nessas cenas.

 

Conflito de interesses:

É fundamental que os interesses pessoais não estejam em conflito com os interesses da Primex. Algumas, mas não todas, situações em que estes conflitos podem estar presentes são: 

Desenvolvimento de atividades fora da empresa que interfiram, ou possam vir a interferir, nos negócios da Primex; Relações     particulares     com    clientes,     fornecedores     ou    concorrentes     que    comprometam     a imparcialidade nos negócios; Uso de informação privilegiada nas relações; A existência de parentesco ou de relacionamento pessoal, internamente ou externamente à empresa, que possa trazer benefícios ao indivíduo ou indivíduos envolvidos, prejuízos à empresa.

É considerado conflito de interesse a existência de parentesco ou relacionamento pessoal entre chefe e subordinado ou em qualquer grau da linha de subordinação direta.

Essas e outras situações deverão ser imediatamente reportadas para o superior imediato, RH ou diretoria (nesta ordem, de acordo com a situação e envolvidos) para que sejam devidamente avaliadas, e constatada ou não a caracterização de um conflito de interesses. Até que a avaliação seja concluída, as pessoas envolvidas no potencial conflito deverão se retirar totalmente da  situação.  

Contribuição a partidos políticos:

A Primex não realiza contribuições a políticos e partidos políticos.  

Corrupção e formação de cartel:

A Primex é contra e não compactua com quaisquer formas de corrupção e de formação de cartel.

Lavagem de Dinheiro:

Entende-se por lavagem de dinheiro práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular a origem ilícita de determinados ativos, de forma a que tais ativos aparentem ter origem lícita.

A Primex não compactua com tais práticas e caso sejam identificadas serão adequadamente denunciadas às autoridades competentes.

 Presentes, favores e serviços:

A aceitação de presentes, favores ou serviços dependem das práticas usuais do mercado, devendo evitar-se tudo que possa, ou pareça comprometer a empresa ou quaisquer pessoas envolvidas.

 

Para preservar a isenção nos negócios da Primex:

Não devemos aceitar, nem oferecer, direta ou indiretamente, favores, dinheiro ou presentes que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros. Caso na empresa, seja recebido algo do tipo, deve ser encaminhado ao departamento de marketing, que é responsável pelas ações de incentivo, que irá destinar da melhor forma, sob os interesses do negócio.Neste quesito, encaixa-se também, jantares, refeições ou itens deste aspecto, pagos por fornecedores, ou oferecidos a eles. Na ocorrência de convites para refeições com fornecedores, o superior imediato deve estar ciente do ocorrido e das intenções da reunião, e preferencialmente, deve haver a presença de mais um colaborador da empresa durante todo o contato com o fornecedor.  

A Primex entende que todos os colaboradores da empresa fazem parte do processo e são importantes na cadeia.  

Preservação de informação:

Cuidado especial deve-se ter com as informações estratégicas de nosso negócio. Para tanto se recomenda não expor ou discutir estas informações com pessoas cujas atribuições de trabalho não necessitem delas.

Adicionalmente deve-se tomar especial cuidado ao expor ou discutir estas informações em locais públicos, tais como ônibus, restaurantes, bares, aeroportos, aviões, etc.

 

Segurança das Informações:

As informações internas e externas são tratadas com extremo cuidado pela Primex. Por isso, é necessário que todas as informações sejam armazenadas, conduzidas e processadas em ambiente seguro e que todos os envolvidos compartilhem da responsabilidade pelos processos de segurança e assegurem a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos ativos de informação.

 

Trabalho escravo:

Somos contra o trabalho forçado e situações que potencialmente envolvam coerção, castigos a qualquer pretexto, medidas disciplinares degradantes, punição pelo exercício de qualquer direito fundamental.

 

Trabalho infantil:

A Primex é contra o trabalho infantil e não compactuamos com quaisquer situações que potencialmente envolvam os itens abaixo, encaminhando soluções, por iniciativa própria ou em parceria, quando estas se mostrarem possíveis.

Trabalho irregular de adolescentes menores de 16 anos (exceto quando na condição de aprendizes ou estagiários, a partir dos 14 anos);

Condições inadequadas ao trabalho e ao desenvolvimento do adolescente de 16 a 18 anos; Caracterização de qualquer forma de discriminação, violência ou atentado aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. 

Exploração sexual de menores:

A Primex não compactua com a exploração sexual de menores em sua Cadeia de Valor, assim como não aceita a utilização de seus produtos/serviços por clientes que possam explorar esta atividade. Qualquer fornecedor ou cliente que tiver qualquer envolvimento, direto ou indireto, com este tipo de situação será descredenciado e denunciado às autoridades competentes.

 

Meio Ambiente:

Ao realizarmos nossas atividades devemos considerar questões ambientais, fundamentais para o Planeta, tais como:

O uso de modalidades de energia renovável;

A gestão e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa;

O uso racional de água, energia elétrica e, combustíveis fósseis;

O uso de materiais de origem florestal certificada;

A gestão e o descarte adequado de resíduos em geral;

A reciclagem de materiais;

A aquisição de produtos e serviços com reduzidos impactos ambientais; O desenvolvimento de processos que contribuam com o meio ambiente. 

Uso de recursos da empresa:

Os recursos disponibilizados aos colaboradores da Primex deverão ser utilizados com objetivos profissionais e no interesse da empresa.

A Primex não compactua com o uso não profissional de seus recursos e poderá tomar ações adequadas para identificação destas práticas.

Também fica restrito utilizar-se das dependências da empresa para a prática de negociações ou comercialização de produtos, que não sejam as de interesse dos negócios da Primex. 

IV.  ASPECTOS DE CONDUTA POR PÚBLICO DE INTERESSE

Associações de Classe:

Nosso compromisso é contribuir com as Associações de Classes que representam os públicos envolvidos no nosso negócio, prezando pela ética, relações sustentáveis e mantendo a confidencialidade nas informações.

 

Clientes:

Entendemos que contribuir de maneira efetiva para o sucesso dos nossos clientes é o caminho mais curto para tornar realidade a nossa missão.

Devemos prezar pela transparência e confidencialidade das informações, preservar a relação de confiança e sintonia com os nossos clientes, cumprir à risca o que foi contratado e buscar, constantemente, a excelência. 

Concorrentes:

Respeitamos     os    concorrentes     e    acreditamos     que    a    concorrência     leal    contribui    para    o aperfeiçoamento do mercado.

Assuntos estratégicos de nosso negócio não deverão ser discutidos ou repassados, a qualquer pretexto, aos nossos concorrentes.

Não devemos fazer comentários que possam contribuir com disseminação de boatos sobre nossos competidores.

Fornecedores:

Nossos fornecedores têm influência direta sobre a qualidade dos nossos produtos e serviços. Por isso, valorizamos a relação de parceria, levando em consideração o que é bom para nós, eles e demais públicos envolvidos.

A relação com os fornecedores será caracterizada pela observância dos preceitos do Código de Ética. A empresa pratica a livre concorrência, a transparência, e a imparcialidade no processo de contratação de fornecedores. O incentivo às boas práticas, valorizando as questões de sustentabilidade deverão ser buscados constantemente.

Serão especialmente observadas as práticas do fornecedor referentes a assuntos como: meio ambiente, consumo consciente, trabalho infantil e escravo, pedofilia, inclusão, entre outros. 

Governo:

Nossa empresa é aderente à legislação vigente e tem interesse em contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país. Entendemos que temos um papel importante a desempenhar no combate à evasão fiscal e à lavagem de dinheiro.

 

Imprensa:

Devemos prezar pela confiabilidade das informações transmitidas aos veículos de comunicação e garantir que todos os comentários, declarações ou pronunciamentos em nome da empresa sejam feitos somente por pessoas autorizadas.

 

Colaboradores:

Prezamos pela meritocracia, transparência, diálogo aberto e reconhecimento das melhores práticas. Queremos colaboradores inspirados, que façam a diferença e tenham coragem de expor suas ideias e percepções, sempre alinhados ao nosso planejamento e contribuindo com os resultados.

Desejamos construir permanentemente a melhor empresa para se trabalhar, para tanto buscamos um ambiente de realização, pessoal e profissional, que seja saudável promovendo o bem-estar físico e emocional. 

Não é permitido na empresa, ofensas pessoais que infrinjam a nenhum dos valores presentes neste código de ética. A Primex presa pelo respeito às opiniões e está sempre disposta a ajudar a resolver conflitos que possam intervir o ambiente de trabalho e as relações pessoais. 

Além disso, é responsabilidade de cada colaborador zelar pelo patrimônio da Primex e cuidar da imagem que ela possui. As atitudes de todos os funcionários devem refletir o comprometimento com a perenidade da empresa e seus valores.

 

V.  GESTÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

Todos os colaboradores são responsáveis pela aplicação dos preceitos do código em todas as suas relações profissionais. Nesse sentido, todos deverão firmar adesão formal ao código e renová-la quando da publicação de uma nova edição, e atuar como guardiões do Código, reportando por meio dos canais disponíveis toda e qualquer situação que possa indicar a não observância dos preceitos do Código. 

Caso tenha alguma dúvida se uma situação é um desvio aos preceitos estabelecidos neste Código, você poderá, antes de formalizar o potencial desvio, buscar orientação junto ao RH ou seu superior imediato. Entretanto, o registro da comunicação deverá ser feito pelo colaborador. 

Caso sejam observados, por qualquer pessoa, eventuais desvios a este código eles deverão ser reportados.